sábado, 24 de março de 2012

Sondagem e algumas Orientações

Fazendo a Sondagem da Turma

Durante o processo de aprendizagem da escrita é imprescindível que o professor faça uma sondagem para conhecer o nível de escrita em que o aluno se encontra e para acompanhar seu progresso. 
Ao verificar os níveis de seus alunos fica claro que o professor deverá intervir e fazer um trabalho de recuperação contínua para os alunos que apresentam maiores dificuldades. 

Dicas para fazer sondagem
  • A sondagem deve ser realizada de forma individual ou em pequenos grupos.
  • As palavras NÃO podem ser ditadas de forma silabada (me-ni-no); a pronúncia deve ser feita de forma normal.
  • Após ditar a palavra, deve-se tomar a leitura. Não é correto ditar toda a lista e no final tomar a leitura.
  • Evitar palavras com sílabas ou vogais contíguas: exemplo – ba-na-na, a-ba-ca-te.
  • A leitura do aluno precisa ser pautada na sílaba; ele precisa identificar a pauta sonora, onde começa e onda termina a sílaba.
  • Somente o aluno pré-silábico realiza a leitura global, pois ainda não consegue identificar a pauta sonora da palavra.
  • Após ditar as palavras é importante ditar uma frase significativa.
  • Começar o ditado com palavras polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas.
  • Outra dica interessante é que o ditado tenha um tema, conforme os próximos exemplos:
Ditado
Tema: frutas
Melancia
Pêssego
Figo
Noz
Carolina comeu doce de pêssego.

Ditado
Tema: material escolar
Apontador
Caneta
Lápis
Giz
Ganhei uma caneta azul.

Ditado
Tema: animais
Hipopótamo
Galinha
Pato

O pato está na lagoa.

Espero que a postagem ajude meus colegas e assim possam analisar os níveis de seus alunos e tracem intervenções para o desenvolvimento destes.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!