Durante o processo de aprendizagem da escrita é imprescindível que o professor faça uma sondagem para conhecer o nível de escrita em que o aluno se encontra e para acompanhar seu progresso.
Ao verificar os níveis de seus alunos fica claro que o professor deverá intervir e fazer um trabalho de recuperação contínua para os alunos que apresentam maiores dificuldades.
Dicas para fazer sondagem
- A sondagem deve ser realizada de forma individual ou em pequenos grupos.
- As palavras NÃO podem ser ditadas de forma silabada (me-ni-no); a pronúncia deve ser feita de forma normal.
- Após ditar a palavra, deve-se tomar a leitura. Não é correto ditar toda a lista e no final tomar a leitura.
- Evitar palavras com sílabas ou vogais contíguas: exemplo – ba-na-na, a-ba-ca-te.
- A leitura do aluno precisa ser pautada na sílaba; ele precisa identificar a pauta sonora, onde começa e onda termina a sílaba.
- Somente o aluno pré-silábico realiza a leitura global, pois ainda não consegue identificar a pauta sonora da palavra.
- Após ditar as palavras é importante ditar uma frase significativa.
- Começar o ditado com palavras polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas.
- Outra dica interessante é que o ditado tenha um tema, conforme os próximos exemplos:
Tema: frutas
Melancia
Pêssego
Figo
Noz
Carolina comeu doce de pêssego.
Ditado
Tema: material escolar
Apontador
Caneta
Lápis
Giz
Ganhei uma caneta azul.
Ditado
Tema: animais
Hipopótamo
Galinha
Pato
Rã
O pato está na lagoa.
Espero que a postagem ajude meus colegas e assim possam analisar os níveis de seus alunos e tracem intervenções para o desenvolvimento destes.
Até mais!
Fonte de Pesquisa: http://carminatimaricato.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!