domingo, 4 de março de 2012

Matemática na sala de aula.


             As atividades referentes ao sistema numérico estão relacionadas com contextos do mundo real e desafiam aos alunos a quantificar e fazer comparações entre quantidades. Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão são resolvidas com recursos como cálculo mental, uso de material estruturado e registros gráficos (espontâneos e convencionais). Estas vivências permitem que as crianças conquistem um progressivo domínio conceitual do sistema de numeração decimal com valor posicional.
              Como bem mostra as atividades abaixo:


 



              Por intermédio de propostas reais que envolvem grandezas e medidas, iniciam a construção de habilidades para quantificar grandezas (comprimento, extensão, área, peso, massa, valor) e fazer comparações confiáveis entre elas. Para tal, os alunos entram em contato com unidades de medida não convencionais e com instrumentos e sistemas convencionais de medida (palmos, fita métrica, colheres, balança, sistema métrico e sistema monetário).






           O uso do calendário permite medir o tempo transcorrido e que está por vir, e a observação das suas características e regularidades (7 dias por semana, dias em cada mês) auxilia as crianças na compreensão das noções temporais (passado, presente e futuro) tão importantes no estabelecimento de relações e na estruturação do pensamento infantil.





  
               Em situações de resolução de problemas e de desafios, espera-se que as crianças aprimorem os conhecimentos construídos relativos a numeração e grandezas, e ampliem sua capacidade de antecipar resultados, formular hipóteses e confrontar pontos de vista.

Espero que as dicas ajudem aos meus colegas.

Fonte da pesquisa: http://www.curiosaidade.com.br

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